O convite do seu casamento não é um item qualquer. Ele é o primeiro contato do seu convidado com o evento. Por isso, além de caprichar no design e personalizá-lo de acordo com o estilo do casamento, é importantíssimo incluir algumas informações essenciais para que seu convidado se prepare adequadamente.
Já pensou em tudo o que seu convite deve ter? Então, não deixe de conferir!
O que é essencial?
Independentemente do seu convite ser tradicional ou moderno, algumas informações são essenciais. Por exemplo, no topo do convite deve sempre constar o nome de quem convida. Pode ser apenas o nome dos noivos ou, como acontece nos convites mais tradicionais, os nomes dos noivos seguidos dos nomes de seus pais.
Além disso, é obrigatório incluir informações básicas, como data, horário e local do casamento. São detalhes, mas muita gente esquece ou coloca até informações erradas! Confira bem as informações, especialmente se você vai enviar seus convites de casamento para uma gráfica.
Preciso incluir o dresscode?
Para quem não sabe, dresscode é, literalmente, a recomendação sobre qual traje de casamento usar. Antigamente, todo convite incluía essa informação, independentemente do local da cerimônia.
Alvo de muitas dúvidas de convidados, o dresscode é composto por termos como “passeio”, “esporte fino”, “passeio”, “black-tie”, entre outros.
Atualmente esse tipo de informação irá variar de acordo com o estilo do casamento. Para casamentos no campo, por exemplo, é interessante incluir a não-exigência de saltos, já que será muito desconfortável para suas convidadas andarem na grama. Já no caso de uma festa à rigor, é interessante explicar aos convidados sobre a necessidade de usar vestidos longos e smokings.
Incluir ou não o RSVP?
O RSVP, ou Répondez S'il Vous Plaît (em francês, “responda por favor”) é o pedido de confirmação para os convidados. Ele é muito importante, pois é com base no RSVP que alguns ajustes de última hora serão feitos, principalmente com o buffet.
Como muitos casais optam por utilizar um site próprio, é sim interessante incluir o RSVP no convite, indicando o endereço eletrônico do casal ou mesmo o contato do cerimonial. Não se esqueça de colocar também o prazo que essa confirmação deve ser feita!
[Quer saber mais sobre a importância do RSVP e como calcular seus convidados? Então, confira!]
E, para casamentos fora da cidade? Quando o casal resolve se casar em um lugar fora do comum, como em uma cidade diferente da de origem da maioria dos convidados, é de muito bom gosto incluir sugestões de hotéis e pousadas no convite. Dessa forma vocês estarão demonstrando não apenas preocupação e carinho com seus convidados, mas também apresentando uma solução para que todos possam comparecer e participar do casamento. Mas, e a lista de presentes? Alguns casais optam por incluir no convite pequenos cards com os endereços das listas de presente. Isso já foi mais comum por um certo tempo, mas hoje é visto como uma prática muito desagradável. Isso acontece porque, ao incluir a lista de presentes no convite, o casal aparenta estar “cobrando” uma contrapartida para a presença no casamento, o que é extremamente deselegante. Nesse caso, o ideal é inserir o site do casal no convite, no qual estarão todas as listas de presentes. Quais detalhes colocar? Todas as outras informações do convite irão variar de casal para casal. Pode-se incluir alguma passagem religiosa, se for o perfil dos noivos. Ou então, escrever alguma frase que tenha significado para os dois, seja um poema, letra de música, entre outros. Os detalhes que irão fazer seu convite único dependerão exclusivamente de você e do seu noivo. Portanto, use a criatividade! Gostou dessas dicas? Então, confira quais eram as tendências do passado que saíram de moda para os casamentos modernos! Clique aqui e saiba mais!💍Conheça os #5 passos essenciais para planejar o casamento perfeito.💍
Acesse o material gratuito aqui!